Quem sou eu

Minha foto
Professor por profissão e idealismo. Discípulo de Jesus, um aprendente...

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Vanguardas Européias IV - Expressionismo

EXPRESSIONISMO (1910)


"A terra é uma paisagem imensa que Deus nos deu. Temos que olhar para ela de tal modo que ela chegue a nós sem deformação. A realidade tem que ser criada por nós, o universo total de artista expressionista torna-se a visão. Ele não vê, mas percebe, ele não descreve, acumula vivências, ele não reproduz, estrutura. Cada homem não é mais indivíduo ligado a obrigação, à moral, à sociedade... Nessa arte ele se torna somente o mais grandioso ou o mais humilhado: ele se torna homem." (Do Manifesto Expressionista)

·

Destaque:

Pintura: O Grito, de Edward Munch.







Anita Malfatti(pintora brasileira: 1889-1964)Expressão das emoções e do mundo interior do homem usando a distorção violenta, a cor forte, o traço exagerado;
· Anita Malfatti(exposição em 1917)
· Percepção;
· Artista não descreve, acumula vivências;





No Expressionismo: Interessa ao artista exteriorizar as sensações, captar o que está além dos fatos .


· A idéia é a de mudar o mundo. Nega-se o passado burguês, científico e constrói-se um novo mundo, baseado em uma visão mais espiritualista e humanista. Quanto à arte, esta seria renovada, naturalmente, num segundo momento.
· Para tanto, o Expressionismo se apoiou na filosofia fenomenológica de Husserl, isto é, uma filosofia voltada ao espírito, à alma; passou também pela filosofia antiracionalista de Bergson e pelos estudos psicológicos de Freud.

Nenhum comentário: